Windows reembolsado, caso encerrado

22 set

Desde o post anterior estava aguardando a chegada da fatura do cartão deste mês para ver se o reembolso de fato sairia.

Pois bem, saiu. R$ 169,77, o valor exato que consta na nota fiscal para um “Sistema Operacional Windows 7 Home Basic com mídia 32-bit em português”. A devolução do valor implicou em um desconto de aproximadamente 6,4% sobre o valor total do produto.

Curiosamente, não são cobrados ICMS e IPI sobre o S.O., ao passo que  sobre um “informativo em CD-ROM” que foi enviado com o notebook tais impostos são cobrados.

Algumas considerações sobre toda a saga.

Primeiramente, não é necessário dizer que o cliente deveria poder optar pela venda conjunta de hardware e sistema operacional. Reza a lenda que há uma lei no Brasil que obriga os fabricantes/revendedores/whatever do computador a revendê-lo com o sistema operacional. Não vejo absurdo algum nessa lei, se é que ela existe, contanto que o ônus de sua aplicação não recaia sobre o cliente, como costumeiramente ocorre quando um usuário de um sistema operacional que não seja o da Microsoft adquire algum equipamento. Na minha visão, o cliente poderia optar pela venda sem sistema operacional, já que o responsável pela venda tomou as providências cabíveis para não ser responsabilizado judicialmente e a opção por comprar uma máquina sem o S.O. partiria inteiramente de quem a compra.

A segunda consideração que há a se fazer é sobre a demora do processo. Passaram-se, aproximadamente, três meses desde meu primeiro contato até a realização, de fato, do reembolso, conforme anunciado pela Dell. Soube de casos muito mais rápidos — coisa de semanas — mas, daí, chega-se à conclusão de que não há um procedimento-padrão a ser realizado no caso do reembolso de sistema operacional. Obviamente, não é lá um procedimento muito comum, mas vem ganhando espaço.

Por fim, a terceira consideração cabe a mim mesmo. Este é o segundo notebook que compro, o segundo que vem com o Windows e é a primeira vez que peço o reembolso. Como todos os meus outros computadores desde que passei a usar outro sistema operacional foram montados por mim mesmo e, portanto, sem sistema operacional “casado”, chego então a uma taxa de 50% de reclamações quanto à arbitrariedade da instalação do Windows por parte do fabricante.

Dilua-se essa taxa aí entre os milhões de não-usuários de Windows espalhados ao redor do globo e que nunca fizeram valer seus direitos e teremos uma proporção quase homeopática no que tange ao pedido de reembolso. O que pode explicar em parte a minha segunda consideração, a das empresas não terem um procedimento padrão para o reembolso.

Um procedimento padrão seria a segunda alternativa a nós, usuários. Se nem isso ainda temos, então talvez tenhamos um sinal que não estamos fazendo a nossa parte como deveríamos.

Se você não usa Windows, peça o reembolso. São umas centenas de reais a mais no seu bolso, e um número nas estatísticas das empresas para que elas possam mudar sua forma de encarar o cliente.

Não deixe de fazer a sua parte.

–FIM–

Anúncios

20 Respostas to “Windows reembolsado, caso encerrado”

  1. abner rizzi 22 setembro, 2010 às 10:59 pm #

    parabens pela persistencia.

    espero q muitos sigam teu exemplo

    []’s

  2. Julia 23 setembro, 2010 às 3:10 pm #

    Eu prefiro comprar computadores sem Windows, como ZaReason ou System76, Lemote, etc…

    HP não devolve o dinheiro de jeito nenhum, a Dell devolve na força, então melhor não comprar com Windows.

    Empresas nacionais não ligam para o software livre, colocam um SO qualquer só para cortar custos, então não é vantagem comprar por aqui.

    Investindo em uma empresa que cuida do software livre todos ganham.

    • rogerio machado 23 setembro, 2010 às 3:55 pm #

      mas o problema dessas empresas citadas é que elas não têm venda via boleto, por exemplo e nem vendem no varejo, parcelado etc. ou seja é uma economia válida apenas para os que não tem tanto problema com dinheiro assim a ponto de terem um cartão que permita comprar no exterior, assim sendo nós participantes desse “novo” mercado de computadores temos de sempre passar por isso até chegar uma empresa mais séria.

    • Xinuo 23 setembro, 2010 às 7:33 pm #

      Júlia, quando vc recebe esses computadores paga quanto de imposto de importação? Achei bem interessante algumas configurações da ZaReason.

      P.S.: não me diga que vc mora fora do Brasil.

  3. Julia 23 setembro, 2010 às 3:10 pm #

    ZaReason e System76 vendem computadores com Ubuntu, Debian, Fedora, etc.

  4. Vitor Gatti 23 setembro, 2010 às 3:29 pm #

    Obrigado por compartilhar sua opinião!

    E concordo que os clientes deveriam ter a opção de comprar qualquer computador SEM sistema operacional, mas convenhamos que a Micro$oft não deixa :(

    Um dia isso vai mudar e viveremos num mundo onde 90% das pessoas usarão Linux e Mac :D

  5. Felipe van Schaik Willig 23 setembro, 2010 às 3:44 pm #

    Bah, se todas as lojas de vendas de laptops e desktops tivessem as mesmas opções de configuração drop-down-box que a ZaReason tem, nós viveríamos no paraíso! Realmente uma maravilha!

    E parabéns pela bem sucedida saga! Quando for comprar o meu laptop, se vier com windows, eu irei pedir o reembolso também.

  6. Leandro Gamito 23 setembro, 2010 às 4:02 pm #

    Pela mãe do Guarda… eu comprei Dell, mas na época não sabia que podia pedir re-embolso. Parabéns, assim mais e mais pessoas poderam brigar por seus direitos e quem sabe um dia eles vendam o diaxo de note sem SO.

  7. Nicholas Lima 23 setembro, 2010 às 4:06 pm #

    Olá, gostei muito da sua atitude. Estava pensando nisso esses dias. Sou usuário do Linux/Ubuntu, e estou pensando em comprar um notebook. Pensei até em conversar com um advogado para saber se existem leis que obriguem o comprador a levar um produto com um SO de fábrica ou se o mesmo produto tem que ter opções de SO diferentes. Gostei mesmo de saber que você foi reembolsado, você está de parabéns… Também farei valer meus direitos.

    Abraços
    Nicholas

  8. Gabriel Saraiva 23 setembro, 2010 às 5:14 pm #

    Obrigado por compartilhar seu “sofrimento” e permitir que possamos tomar a mesma atitude.

    Quando fui comprar um notebook para minha namorada na Dell, eles me informaram que o Windows não era cobrado! Era fornecido de graça pela M$. Eu ia falar o que?… no final era pra ela mesmo… então deixei quieto.

    • Xinuo 24 setembro, 2010 às 10:53 pm #

      Não é de graça pois vem descriminado na nota fiscal. A menos que tenha alguns de graça, tipo os Windows Probe Edition.

  9. CDausacker 23 setembro, 2010 às 5:55 pm #

    É isso aí! Temos que acabar com essa frescura de ter que engolir goela abaixo aquele sistema não operacional da Micro$oft!

  10. Ari Silveira dos Santos Filho 23 setembro, 2010 às 7:42 pm #

    E o que a Apple faz, obrigar o consumidor a comprar hardware dela para poder usar o Mac OS X, também não é uma forma de venda casada? É verdade que muita gente consegue instalar o OS X em PCs xing-ling, mas tal prática não é suportada nem sequer autorizada pela Apple.

  11. enjolras 23 setembro, 2010 às 9:25 pm #

    “Dilua-se essa taxa aí entre os milhões de não-usuários de Windows”

    hahaha, onde estão esses milhões de não-usuários windows.

    • Tadeu Martins 23 setembro, 2010 às 9:26 pm #

      Se eu trocar por “milhares”, tá beleza?

      Abraços!

    • vaisaber 26 setembro, 2010 às 9:52 am #

      Continue usando Windows. Ele é bom, funciona sempre, e ajuda o país a ser independente tecnologicamente. Continue usando essa porcaria!

  12. Filipe 24 setembro, 2010 às 8:40 am #

    Show!
    Quando comprei meu dell deveria ter feito o mesmo, nunca usei o Windows que veio nele.

  13. Gabriel 12 novembro, 2010 às 4:59 pm #

    Pois eu liguei para a Dell e me foi negado o pedido… terei que entrar na Justiça :(

    • Tadeu Martins 12 novembro, 2010 às 5:06 pm #

      Eu recomendo que você tente outro contato antes de entrar na justiça; demorando o que demorar, a solução oferecida pela empresa tende a ser mais rápida, haja visto o quanto ações banais se arrastam em nosso judiciário.

      Caso queira se manifestar com mais detalhes sobre o ocorrido, ficarei feliz em divulgar seu caso.

      Abraço!

      • Gabriel 12 novembro, 2010 às 5:21 pm #

        Vou tentar, e inclusive vou enviar uma mensagem para a ouvidoria, pois a suposta “analista nível 2” que me atendeu foi bastante rude.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: